MENINGOCÓCICA CONJUGADA ACWY

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das causas da meningite bacteriana e devido a sua rápida evolução clinica para gravidade e fatalidade é vista por todos os envolvidos (paciente, familiares, médicos) como uma doença ameaçadora à vida.

A vacina conjugada quadrivalente, Meningocócica ACWY protege contra quatro tipos de meningococos responsáveis pela doença meningocócica. A vacina foi desenvolvida com fragmentos da bactéria associadas a uma proteína carreadora (conjugada), que confere imunidade aos vacinados.

Quando tomar: A vacina Meningocócica Conjugada ACWY é recomendada para os pacientes maiores de 60 anos somente em casos de surto da doença, bem como nas situações de viagens para áreas de risco para um dos quatro tipos do meningococo.

Administração: Intramuscular ou subcutânea.

Contra indicação: Pacientes com história de reação anafilática a qualquer componente da vacina.

Eventos adversos mais frequentes associados à imunização: reações no local da administração da injeção (dor, inchaço, vermelhidão, coceira) geralmente leves e transitórias. As reações sistêmicas mais comuns são febre e dor de cabeça.

A importância da prevenção: A meningite bacteriana meningocócica é uma doença que ocorre em todo o mundo, com predomínios e diferenças nas diversas áreas geográficas. Pode causar uma infecção severa com disseminação hematogênica grave, acometendo indivíduos de todas as faixas etárias, principalmente em crianças menores de 05 anos de idade.