VARICELA (CATAPORA)

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A vacina contra a Varicela, ou catapora, é feita a partir do vírus enfraquecido (atenuado) e protege contra esta conhecida doença infectocontagiosa.

Quando tomar:  A vacina contra varicela pode ser aplicada em adolescentes suscetíveis, em duas doses. Até os 13 anos de idade, respeitar intervalo de três meses entre as doses. A partir dos 13 anos, o intervalo entre as doses pode ser de um a dois meses.

Aplicação: Subcutânea.

Contraindicação: Pessoas com alergia a um dos componentes da fórmula, ou que tiveram alergia após a primeira aplicação. Gestantes também devem evitar esta vacina. Pessoas com o sistema imunológico comprometido devem consultar antes um médico.

A importância da prevenção: Altamente contagiosa, a varicela (ou catapora) é causada pelo vírus Varicela-Zóster, que, mesmo após a cura, pode se reativar anos depois na forma de Herpes-Zóster. Os primeiros sintomas da varicela são febre alta e mal-estar, e até 48 horas depois, surgem manchas na pele que se tornam pequenas bolhas cheias de líquido. Embora provoquem muita coceira, é preciso evitar coçá-las a fim de evitar infecções por bactérias.